Agora, você faz parte do Universo Natura!
Natura Brasileira de Corpo e Alma
Conta com mais de Um Milhão de Consultoras e Consultores
Você já conhece todas as etapas para atuar como Consultora Natura?
Antes de iniciar o curso, responda a cinco perguntas para mostrar o quanto você conhece sobre o dia a dia de uma consultora. Ao final do curso, você fará um novo teste e poderá avaliar o quanto aprendeu.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
1 - O lucro obtido com a venda de produtos Natura é de:
Resposta: 30% em todos os produtos da revista, com exceção dos itens Crer Pra Ver.
2 - Ao fazer um pedido você:
Resposta: Tem uma pontuação mínima e uma máxima para seguir.
3 - Qual item pode contribuir no momento de indicar produtos?
Resposta: Caderno de clientes.
4 - Como conferir a nota fiscal?
Resposta: Conferir o valor total da nota com o valor do pedido.
5 - Como investir na atividade de consultoria?
Resposta: Comprar produtos para estoque e demonstradores.
Obrigado por Responder!
Lembre-se de que ao final do curso você responderá novamente essas perguntas para saber o quanto aprendeu!
A partir de agora, você conhecerá todas as atividades de uma consultora Natura no ciclo de vendas e verá como fidelizar suas clientes e ganhar mais.
Você será o consultor Natura e, atenderá a cliente Rita durante as 6 etapas de consultoria. São elas:
- Conquistar clientes;
- Fazer consultoria;
- Passar os pedidos;
- Receber a caixa;
- Entregar o produto;
- Organizar finanças.
Em cada etapa vivenciará atividades e, poderá ganhar até 5 estrelas.
Atente-se à pontuação e, ao final do jogo, torne-se uma consultora 5 estrelas!
Conquistar Clientes
Você iniciou na atividade de consultoria e já recebeu seu Kit Início, agora é hora de começar suas vendas. Os locais em que você poderá buscar seus primeiros clientes em: Família, Amigos, Trabalho, Condomínio, Igreja, Escola, Academia e Rede Sociais.
Fica a Dica!
Para realizar qualquer atividade de venda, é necessário uma boa preparação isso significa:
- conhecer bem os produtos Natura;
- as promoções de cada ciclo;
- usar os materiais de apoio ao consultor que vieram no seu Kit início.
Assim, você terá mais sucesso nas vendas, pois saberá como fazer boas indicações aos seus clientes.
PARABÉNS
Você fez boas escolhas de locais para começar a venda!
Na sequência, conheça sua primeira cliente, a Rita Santos.
É professora em três escolas diferentes. Tem uma rotina corrida e passa muito tempo na rua. Aproveita o tempo livre para se divertir com seu filho Pedro. Ele adora praticar esportes e vai fazer 20 anos semana que vem. Como lida com pessoas o tempo todo, Rita é muito vaidosa e preocupada com sua aparência.
Conhecemos importantes informações sobre Rita. Monte um caderno de clientes que irá te ajudar nas vendas.
Nome: Rita Santos (45 anos)
Profissão: Professora
Aniversário: 21 de Março
Observações: Passa muito tempo na rua e tem uma rotina corrida. Convive com muitas pessoas e gosta de aparência. Tem um filho de 20 anos que adora skate e vai fazer aniversário na próxima semana.
Como gosta de ser contatado: Visita e telefone
FICA A DICA!
Na Natura, você tem várias possibilidades de conhece mais sobre os nossos produtos e sobre a atividade de consultoria.
- Revista Natura
- Consultoria Natura
- Treinamentos
- Encontro Natura
- Oficinas e Vivências
- Site Consultor(a) Natura
Conheça os principais materiais de apoio da Natura para ajudar nas vendas.
Materiais Complementares - Etiquetas Perfumadas; Amostras; Kit demonstrador maquiagem; Leitor de Cartão - Aplicativo Pedidos Natura - Chip Natura Pré.
Kit Bom Início - Bolsa; Demonstradores de perfumaria; Fitas olfativas; Talão de pedidos; Mapa olfativo.
Conheça a dinâmica da entrega do Kit Início:
A entrega será em duas fases. No 1º pedido você recebe:
1 - Bolsa
2 - Banner
3 - Folheto seu dia a dia
4 - Talão de pedidos
5 - Código de Ética
6 - Folheto Submarcas
Já no 2º pedido você recebe:
1 - Estojo Demonstrador
2 - Kits demonstradores de perfumaria
3 - Fita Olfativa
4 - Mapa Olfativo
5 - Cartão de visita - 50 unidades
Fazer Consultoria
Use o caderno de anotações para relembrar algumas informações sobre Rita e aproveitar as oportunidade de venda. Como o aniversário do filho dela será na próxima semana, que tal fazer uma visita a ela e indicar um presente para ele?
Qual item do kit início te ajudará na visita? Estojo com as amostras.
Qual dos produtos seria um bom presente para ele? Kaiak Urbe Deo Colônia.
"Meu filho vai adorar! E eu também gostei da fragrância do Humor I que vi no demonstrador de perfumes, pode encomendar um para mim!"
Com as informações que você já anotou sobre a Rita no caderno de clientes, que outros DOIS produtos você indicaria pra ela? Polpa para as mãos e Batom.
"Vou levar! Esses produtos são práticos e posso carregar na minha bolsa".
Venda Mais!
Que tal exercitar um pouco mais o trabalho de consultoria?
Converse com a Rita. Quem sabe ela esteja precisando de mais produtos?
1 - Rita, como você cuida da pele do seu rosto?
Eu costumo apenas lavar o rosto no banho, mas já tenho 45 anos e alguns sinais começam a aparecer. Gostaria de conhecer algum produto antissinais.
2 - Pela sua idade e intensidade de sinais, indico o Chronos 45+ poucos sinais, ele é ideal para necessidade da sua pele. Você também pode aproveitar e levar o refil por um ótimo preço.
Eu adoraria experimentar.
FICA A DICA!
Lembre-se que para fazer uma consultoria de qualidade é importante perguntar sobre as necessidade e hábitos dos cliente para, assim, indicar os produtos certos!
Em nosso trabalho de consultoria precisamos ficar atentos às promoções. Vamos conhecê-las?
Conheça as Promoções!
Promoções para clientes
Ajudam você a vender mais produtos!
Você vai conhecê-las na Revista Natura e Revista Digital na internet (www.revistanatura.com.br)
Promoções para consultores
Para ganhar mais fique atenta as promoções!
Você vai lucrar mais se ficar atenta as promoções, que estão disponíveis na Revista Consultoria Natura, no site Consultoria e Promoções exclusivas e no site de captação ao passar pedido.
PROMOÇÃO só para você!
Dica! Compre produtos na promoção para vendê-los no ciclo seguinte com preço cheio, assim você aumenta o seu lucro na venda.
Veja os produtos que você vendeu!
ÚLTIMO PEDIDO
01 Kaiak Urbe Deo Colônia
01 Natura Humor / Deo colônia
01 Hidratante Mãos e Unhas Castanha
01 Batom Intenso FPS 15 marrom
01 Chronos 45+ poucos sinais
01 Chronos 45+ poucos sinais refil
Lembre-se: você recebe o talão de pedidos no seu kit início. Para finalizar e formalizar a sua venda, preencha o talão. Ele também é utilizado para deixar o seu telefone com a cliente e anotar o dela.
FICA A DICA!
A Natura Crer para Ver é uma linha de produtos muito especial!
Isso porque ela busca melhorar a educação no Brasil, já que o seu lucro de 30% e o da Natura são revertidos em projetos para a educação.
Assim, ao vender os produtos dessa linha você estará fazendo uma ação social e contribuindo com milhares de crianças em idade escolar.
Passar os pedidos
Para facilitar o seu pedido, agora é hora de passar os códigos dos produtos que estão na revista para o caderno.
A seguir, você verá como o pedido de Rita deve ser inserido no sistema.
Observe e entenda como a pontuação dos produtos impacta na hora de você fazer um pedido.
PONTUAÇÃO
Mínimo: 60 - O seu pedido deve alcançar uma pontuação mínima. Essa parte da barra indica o valor dessa pontuação.
Disponível: 90 - Você deverá ficar atento à pontuação disponível pois seu pedido não poderá ultrapassar esse valor.
Máxima: 150 - Quando você ultrapassa o valor disponível, seu pedido fica pendente para análise de crédito.
DICA: Não deixe seus pedidos ultrapassarem a pontuação disponível!
PEDIDO ATUAL: Arraste para essa parte da tela os produtos que você quer incluir no seu pedido.
A cada produto que você incluir na área abaixo, esta barra será preenchida com a pontuação do produto.
Lembre-se de que os produtos precisam acumular no mínimo 60 pontos e, neste exemplo, se ultrapassarem 90, ficarão pendentes.
Responda as duas questões a seguir:
Você viu como passar os pedidos da cliente para o sistema. Agora, imagine se você fosse passar o pedido, mas não tivesse produtos suficientes para a pontuação mínima. O que você faria?
1 - Complementaria meu pedido com produtos de uso diário que costumam ser mais procurados pelos clientes.
Caso você não tenha produtos suficientes para fechar o seu pedido, é importante complementá-lo com produtos que tenham procura constante e que você enxergue potencial de venda imediata.
Outra dica é aproveitar as promoções exclusivas para CNs e assim, complementar os pontos faltantes.
2 - Faria o pedido com apenas alguns dos produtos até atingir a pontuação disponível. Quando recebesse os produtos, realizaria logo o pagamento para que meus pontos voltassem e eu pudesse fazer um segundo pedido, com os produtos faltantes, ainda no mesmo ciclo.
O valor da pontuação disponível é uma segurança para que você não se comprometa com pedidos muito altos antes de conhecer a capacidade de pagamento dos seus clientes. Se ainda assim desejar fazer um pedido maior que seu limite disponível, você pode fazer o pedido respeitando o valor máximo e optar pelo pagamento no cartão de crédito pois, dessa forma, seu crédito no sistema estará liberado para novos pedidos no dia seguinte.
PARA PASSAR SEU PEDIDO:
CÓDIGO - QUANT. - adicionar produtos
Aqui você irá digitar os códigos e as quantidade dos produtos pedidos por seus clientes. Em seguida, irá clicar em "adicionar produtos".
Seu prazo de entrega - Anote o prazo estimado de entrega dos produtos para combinar com os clientes a data de entrega e o recebimento do pagamento.
Pontuação mínima 60 pts - Aqui estará a sua quantidade mínima de pontos para a realização de um pedido.
Pontuação disponível 90 pts - Aqui estará a quantidade de pontos disponíveis que você tem para a realização de pedidos em cada ciclo.
Busque sempre efetuar o pagamento em dia, pois ao pagar uma fatura a sua pontuação é liberada para um novo pedido.
Lembre-se: quando você opta por pagar com cartão de crédito, seu limite de crédito é liberado no dia seguinte.
Pontuação máxima 150 pts - Se seu pedido ficar acima da pontuação disponível e até a pontuação máxima, ele passará por análise de crédito podendo ser liberado ou cancelado. Passe seu pedido respeitando o limite de crédito disponível e evite possíveis atrasos ou cancelamentos de pedido.
VALOR FINAL (R$) - Anote em seu caderno o valor total a pagar à Natura e o valor total do lucro estimado.
Fazer seus pedidos pela internet é rápido, fácil e ainda possui vantagens exclusivas! Mas se for necessário, você também pode fazer pelo CAN: 0800-762-8872 (ligando de telefone fixo) ou 0300-762-8872 (ligando de celular).
Agora, escolhemos os Meios de Pagamentos. Veja as opções:
BOLETOS PARCELADOS - VENCIMENTO CADA 21 DIAS
CARTÃO DE CRÉDITO - 1 OU MAIS PARCELAS - Cobrança realizada na fatura do seu cartão de crédito.
Será cobrada uma taxa sobre o valor total do pedido, de acordo com a quantidade de parcelas escolhida.
RECEBER CAIXA
Nesta caixa você ganhou alguns brindes, separe apenas os produtos da Rita e depois confira se o calor total do seu pedido confere com o valor total da nota fiscal.
Lembre-se: entregar o produto à cliente é um momento muito importante no seu trabalho de consultoria. Seja pontual na entrega, use sacolas de papel e aproveite a oportunidade para fazer novas vendas.
Conferência da Nota Fiscal
Valor total da Nota - Compare se este valor é igual ao valor total do seu pedido, que é a soma do preço dos produtos na revista.
Valor unitário - Não compare o valor unitário de cada produto com os produtos na revista. Por questões fiscais, os valores não conferem, pois são redistribuídos na nota.
Brinde - Os produtos com a letra "D" na frente são os produtos doados que você ganhou da Natura. Na soma total eles não têm custo nenhum para você.
Entregar o produto
1- Chegou o dia combinado com a Rita para você entregar os produtos que ela pediu. Porém, ela não teve tempo de ir ao banco para retirar o dinheiro do pagamento. Qual a melhor maneira de resolver a situação?
Combinar uma nova data e entregar os produtos somente quando o pagamento for realizado.
A venda do produto só termina quando você receber o pagamento. Evite correr o risco de ficar sem o dinheiro e sem o produto. Só abra exceção de entregar o produto e marcar outra data para receber, se você já tiver uma relação de confiança com aquele cliente.
Busque sempre entregar os produtos e receber o pagamento no mesmo dia.
No momento da venda já sinalize a data de entrega e recebimento para o seu cliente se programar.
FICA A DICA!
Com a nossa fórmula de sucesso, você conseguirá muitos clientes!
Conhecer os produtos Natura + Conhecer o perfil de seus clientes = Indicar a solução completa de produtos Natura
O cliente fidelizado prefere comprar sempre com você e pode te indicar para novas pessoas.
Dicas para fidelizar clientes:
- Entre em contato para saber se ele gostou dos produtos que comprou;
- Informe-o sobre promoções e lançamentos dos quais ele possa gostar;
Parabenize seu cliente em datas importantes!
Organizar Finanças
É hora de você organizar a parte financeira. Pensando na venda do Kaiak Urbe, calcule quanto é o seu lucro e quanto deve ser pago à Natura.
NATURA 70% - SEU LUCRO 30%
R$ 65,52 R$ 28,08
Além do Kaiak Urbe, você vendeu outros produtos para a Rita. Veja como ficou o cálculo se pensarmos nesse valor total:
Comprou R$366,50 em produtos da Natura
NATURA 70% - SEU LUCRO 30%
R$ 256,55 R$ 109,95
INVESTIMENTO
Você pode separar parte do lucro para INVESTIR na sua atividade de Consultoria, seu negócio ficará ainda melhor comprando alguns itens como...
... Sacolas Natura para entregar os seus produtos.
... Produtos para estoque, como aqueles de uso diário que suas cliente não podem ficar sem.
... Demostradores. para facilitar a consultoria e encontrar o produto ideal para seus clientes.
... Produtos do Empório Net. Lá você irá encontrar produtos com preços imperdíveis. Aproveite e invista em estoque. O preço do Empório Net não contempla a margem de 30% para o consultor.
PROMOÇÕES - Para acessar o Empório Net, entre no site Consultoria Natura e clique em "Promoções".
Em seguida, clique em "Empório Net" e aproveite!
Além disso, você também pode guardar o dinheiro para antecipar os pagamentos dos próximos boletos, assim você libera rapidamente os seus créditos para fazer um segundo pedido.
Quanto do seu lucro você deseja separar para investimento?
É importante organizar as finanças pensando no futuro também!
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Ao contribuir mensalmente para a Previdência Social, você garante sua renda quando não puder trabalhar por:
- incapacidade / invalidez (doença ou acidente);
- idade avançada (aposentadoria);
- maternidade ou
- para dar suporte aos seus familiares na hipótese de prisão ou morte.
Como Consultor de Venda Direta, você pode contribuir cadastrando-se como Contribuinte Individual pelos seguintes canais:
- Telefone, no número 135. A ligação é gratuita.
- Internet: www.previdencia.gov.br
- Ou em qualquer agencia da Previdência Social.
Garanta o seu sustento e o seu futuro!
Dica: Você vivenciou um ciclo de vendas. Vamos ver como foi o início de atividade de uma Consultora Natura real e as dicas que ela tem para te passar?
FINALIZAÇÃO
Quando um ciclo termina, outro se inicia, e começa tudo outra vez!
Preparando a venda + A venda + Pós-venda = Venda completa
Sempre planeje as suas atividades para garantir boas vendas:
- Anote as datas de abertura e fechamento do ciclo.
- Participe de Encontros Natura e Treinamentos.
- Reserve tempo para fazer cursos virtuais como este e para estudar a revista e as promoções.
- Combine as datas para: visitas aos clientes, realizar os pedidos, entregar os produtos e receber o pagamento.
aprendi que devo visitar meus clientes saber o que gostam a data de aniversario de alguem da familia, levar as amostra para demonstracao,saber o dia do pagamento do cliente e sempre receber na entrega do produto.
ResponderExcluirAprendi isto também, depois de muitos prejuízos, parabéns... Voltarei a postar mais informações em breve, obrigado pelo comentário. Espero manter o contato.
ExcluirDevo marcar um dia de visita .no caso principalmente se a cliente é muito ocupada,devo anotar o telefone ,o endereço , e a data se aniversário , MUITO bom o curso.
ExcluirBoa tarde tudo bem galera alguém me ajuda como faço o curso pendentes?
ResponderExcluirBom
ResponderExcluirMuito bom o curso
ResponderExcluirMuito bom este curso
ResponderExcluirMuito bom o curso
ResponderExcluirConhecer mais a natura é um aprendizado, que a través do curso as informações fico mais abita para as vendas natura
ResponderExcluirComo eu fasso pra fazer esse curso primeiros passos da Natura alguém me isplica por favor
ResponderExcluirAmei o curso aprendi muito
ResponderExcluirO curso tem dicas muito importantes...aprendi bastante.
ResponderExcluirÓtimo curso Boa dicas
ResponderExcluirGostei muito do curso aprendi muito com ele
ResponderExcluirGostei muito do curso aprendi muito com ele
ResponderExcluirGostei muito do curso aprendi muito com ele
ResponderExcluirGostei dessas explicações e o curso tira todas as nossas dúvidas.Mto sastisfeita
ResponderExcluirGostei do curso. Abre a mente pra não perder com as vendas
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAprendi muito com essas dicas. Obrigada
ResponderExcluirApreende muito com essas dicas obrigado
ResponderExcluirÓtimo as dicas muito obrigada
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAprendi bastante ótimas dicas para eu continuar com minhas vendas
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluireu também to gostando muito faz pouco tempo que comecei realmente o curso e muito bom
ResponderExcluirtira as nossas duvidas de como oferecer os produtos e muito bom parabens a natura
bom de mais
ResponderExcluirMuito bom...
ResponderExcluirMuito bom...
ResponderExcluirMuito bom mesmo aprendi mais com esse primeiro passo
ResponderExcluirAmei as dicas Parabéns grupo Natura agora vou bombar em vender
ResponderExcluirQueria desbloquear meu cadastro natura pra volta a fazer pedido
ResponderExcluirAdorei o curso aprendi muito,com essas dicas vou vender muiiito.
ResponderExcluirAdorei o curso aprendi muito, com essas dicas.
ResponderExcluir